Terça-feira, 15 de Abril de 2014

15 abril 2005

Ia ser a 1ª vez que tinha q tomar aquela mixórdia..umas 4 saquetas diluídas em agua, incolor, um total de 4.5L (mais ou menos) e de jejum absoluto e beber aquilo que á partida nem cheiro tem… recomenda na bula q pode ser ingerido frio..retira o sabor….que depois de cada ingestão..nao tem explicação.
Optei por beber meia garrafa de 1.5L de cada vez sem respirar.. copos de x em x minutos dariam cabo de mim
Limpa os intestinos
Deve-se ficar assim 12h e ao longo das 1ªs horas de ingestão os intestinos começam a funcionar…horrível
Pode chupar rebuçados para tirar o sabor e enganar a tentativa de querer comer, pode comer canja, ou sumo de fruta…nada mais
Mas as dores aliadas a este mau estar…queria la saber da canja, dos rebuçados ou de outra coisa qualquer..so queria q chegasse a hora de ir fazer o exame para acabar com isto..a coloncospia.
Não sabia o que era
Não quis saber…so queria saber o gato q tinha dentro de mim
A noite passou com mtas idas a casa de banho….um cansaço ainda pior do que já tinha
E a lembrança de estar com amigos na altura, e de dizer…não desta vez não acho q va correr bem. e se já tinha feito exames chatos dolorosos enfim…não era isso q me assustava..nao sei…so sei q disse não, desta vez não correr bem, e de todos os outros tinha dito o inverso. Eram sempre mais um…mas este não era mais um
No balcão…com sedação ou sem sedação? Respondo…não sei, o que o medico diz na receita? Sem sedação. Então é sem sedação. Não fiz a leitura correta do olhar dela…
Aguarde então
São quase 19h do dia 15 de abril de 2005
Oiço o meu nome…dou um beijo nele, um ate já a sorrir..entrego lhe a mala e la vou eu…
Despir, vestir bata de papel com a abertura para tras e esperar q chamem
Tenho frio.. tenho sempre frio agora
Calço os pes tb sobre as minha meias tou linda…com aquela bata e aquelas pantufas de papel…entro numa sala…mais uma mas esta com uma maca e a maca tem TV…cheia de tabuleiros com seringas…as luzes fortes no teto…a enfermeira ermelinda q diz ola, que se apresenta, q apresenta tb o anestesista embora não seja preciso, mas para o caso, e o dr que vem já. O dr Paulo Fidalgo. Excelente medico. Agradeço…e tenho frio.
E o dr entra na sala dando as boas tardes e brincando com a sua equipa..ate q dps de me olhar, pega na minha ficha e diz..mas que disparate temos aqui?
Q idade tem? 35 digo
Esta gente é parva…mandam fazer estes exames…e lembro –me de pensar…tou lixada…bom medico….e bem vamos la começar.
E meio a gozar e tentando ser o mais simpático possível, pergunta me porq tou ali etc etc. é como colocar a cassete q desde há meses digo..dores aqui…etc etc…as tias dores q ng leva a serio.
Mais nada?..so dores
Bem vamos la fazer isto para despachar…isto vai ser desconfortável, não doi mas as pessoas dizem q doi porq é desconfortável..vou introduzir este tubo para ver o interior dos intestinos e insuflar com ar…por isso vai sentir desconforto doloroso …pensei..pois deves pensar q levo no cu como todas as outras…coloque-se assim de lado e agora sim percebo a TV..na ponto do tudo uma mini tv…vai aparecer no ecran o que estiver ali…e vejo puxar de um tubo q me lembro de associar á uma mangueira daquelas que estao em qq jardim…e ele puxa….metros daquilo…virei a cara..coloquei me quase em posição fetal..e a enfermeira gentil comigo…dor.. e cansada de dores, começo a chorar…lembro-me de ele dizer ainda por cima esta toda suja fez mal a limpeza..e eu pois não bebeste tu aquela merda…e as lagrimas caem me e começo a pedir ajuda…por favor ajudem me…a mao da enfermeira segura mais a minha..oiço calma…..e choro…apenas oiço o ajudem me pf..parece que ao dizer isto e baixinho me concentrava no meu pedido e esquecia a dor imensa….ainda ouvi..ta a ver dr? Ainda bem q veio a tempo…e eu continuava a pedir ajuda sem querer saber o que diziam..so me ouvia a mim…ate que não me lembro de mais nada….ou desmaei das dores horríveis que tive..ou ele deu indicaçoes para a sedarem..nao ouviu. Juro que não. Para mim foi desmaiar e eles tomaram conta de mim dps..com anestesista e etc etc…
Ela acorda sem se lembrar como adormeceu e ve/percebe q já acabou esta em posição diferente, sala diferente…e tenta levantar se….ve o medico encostado á porta com um olhar tao diferente do que tinha á bocado..q pensou melhor sair já daqui….e ouve-o..tenha calma..voce desmaiou, demos sedação tenha calma..nao quero ir me embora ele diz-lhe….e sente então um mau estar…que ele esta a explicar que vai sentir…devido ao ar que foi induzido…agora á medida que liberta os gases sentir se é melhor…bolas ainda mais dore esta merda não para…calma a enfermeira vem já ai e vou chamar o seu marido..e também o ouve dizer que não percebe…não há explicação. Tentava pedir desculpa pela forma como a tratou? Ela ainda tava com medo dele, bruto.
E tenta levantar-se…e entra na sala o marido que diz calma…tas bem? tem os olhos vermelhos…diz lhe tou quero ir me embora..ja vamos responde..a enfermeira surje com cha e bolachas e ela responde não obg..quero vestir-me..quero ir embora…preciso e ir casa de banho…tenha calma a levantar a cabeça…qual calma…sente tonturas..nao quero ir a casa de banho …quer ir se embora..
Um desconforto como habitual na barriga…e veste se … cansada..quer ir para casa…ta mto cansada mm..estranha a ajuda tamanha q agora todos tem..a enfermeira…ele… o ke foi ? tou bem com dores cansada mas tou bem…quero ir me embora.
Beba o cha e coma uma..so uma bolacha..nao não quero comer nada..dá uns goles no cha… para despachar…o medico quer falar com ela…ela diz ao marido vamos embora? Pf?..ele quer falar nos..e repetidamente ele segura a e pergunta tas bem mm? ..tou ..doi me preciso de me esticar, mas tou bem..o exame é uma merda..e sorri-lhe. Sabe q so lhe diz q ta cansada e que doi…e que estes meses tem sido sempre ir para hospital sem saberem o que era… o sorriso tem um meio desculpa…mas a serio q doi.
No gabinete do medico…ta sentado de frente…pequeno espaço…com os óculos ao fim do nariz …olha nos por cima deles…sentamo nos…tira os óculos e diz…Bem Dalila, não tenho boas noticias para si…quero la saber..quero ir me embora…talvez efeito da sedação…e pensar serio? Eu smp disse q doía e q não tava bem…e ele falava ao mesmo tempo e consegue perceber que tem que ser operada de urgência, já combinei com o seu esposo, 2º feira de manha vem ca para marcarmos a cirurgia, as 9.30h sem falta..agora vai descansar…tem um tumor que tem q ser retirado….e mais qualquer coisa. O cérebro dela parou quando ele disse vai descansar, vai embora…2º feira…ok 2ª feira..quer mto sair dali…. O marido fala com o dr aperta-lhe a mao, agradece, o medico diz tem q ter força agora, e ela so pensa..vamos despacha te..ao ponto de ele dizer não andes tao depressa…tas mm bem….sim tou vamos…eram umas 21h…tanto tempo? bolas
Ele falou ao tlm com algumas pessoas, ela mandou sms não apetecia falar…para variar….e decidiu-se ir jantar a casa da tia porq não tinha nada para jantar cm habitual ..de há uns tempos a esta parte…ate não estava mto mal..mas em casa da tia comeu so um pouco de canja tava cansada…eles estavam com olhar de pena..nao percebia porque…respondi que tinha q la ir 2º feira para marcar cirurgia, afinal tinha alguma coisa…e dps quis ir para casa…precisava deitar se…como desde há uns tempos para ca..ele como sempre dava lhe a mao no carro…mas olhava a mais q o habitual…ela estava mm exausta..mas nem tinha coragem de lhe dizer, não fosse ele dizer q como um exame me deixava assim….sorria-lhe com um pedido de desculpas…chegar a cama foi o desejado..e o calor dele ao lado…cansada mas tao cansada… dormiu…acho q desta vez seguida mas provavelmente com algumas paragens para ir wc…dar os gases q de outra forma não saiam e o saco de agua quente na barriga
Amanha faz 9 anos que isto aconteceu
dia 16 de abril.
…de manha , levantou se ele pergunta onde ela quer ir…e qq lado, mais por ele q por ela…ele precisa desanuviar coitado…a mae dela aparece…dps te tantas semanas em q ela passou fds na cama…a chorar…a agarrar se a ela..nao percebe mto bem, so diz que não chores, ta tudo bem. não quer o marido mais nervoso. Vai tudo correr bem. vamos dar uma volta ok?
publicado por MINDI às 09:28
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28


.posts recentes

. ...

. 4º dia - 11 setembro

. 3º dia - 10 setembro

. 2º dia - 9 setembro

. 8 setembro - 1º dia

. cancro versus eu

. turning tables

. hoje

. 28 julho 2014 ...inicio?

. e quando te dizem

.arquivos

. Fevereiro 2017

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Dezembro 2013

. Setembro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub